Ozonioterapia para cães: O que saber sobre o tratamento?
Muito tem se falado ultimamente a respeito do uso de ozonioterapia em humanos e sua abrangência de atuação como um tratamento de medicina integrativa. Mas vocês já ouviram falar de ozonioterapia na medicina veterinária?
Utilizada no tratamento de diversas doenças, a ozonioterapia vem se tornando uma alternativa de terapia complementar para muitos tutores e seus cães.
Venha saber mais sobre a ozonioterapia!
O ozônio atua na pele de modo a combater bactérias, fungos e até vírus, além de melhorar o sistema imunológico e desenvolver a regeneração dos tecidos do corpo.
Fundamentada a partir do uso de gás ozônio (O3) para fins medicinais, a ozonioterapia aplicada em cães promove resultados anti-inflamatórios, anti-microbianos, analgésicos e cicatrizantes.
Quais os benefícios?
A ozonioterapia pode ser utilizada em diversos tratamentos, sendo atualmente utilizada em problemas dos mais simples, como dermatites, passando por dores e inflamações crônicas, sendo usado até em tratamentos contra o câncer.
Devido à sua amplitude de atuação, a ozonioterapia proporciona:
• Melhora na circulação sanguínea;
• Alívio de dores;
• Desinfecção e cicatrização de ferimentos;
• Tratamento para doenças autoimunes, respiratórias, orais, oftalmológicas, gastrointestinais, entre outras.
Quais são as formas de aplicação nos cães?
Na dogresort, a aplicação da ozonioterapia pode ocorrer de forma:
• Via intramuscular, subcutânea ou intra-articular; • Bolsa de ozônio;
• Insuflação vesico-uretral e de fístulas;
• Óleos e água ozonizados para uso tópico, limpeza de tecido ou oral.
É um tratamento seguro?
A ozonioterapia em animais tem sido estudada desde a década de 1980, mas tornou-se uma pauta mais relevante nos últimos anos. Seus estudos estão cada vez mais aprofundados para garantir a eficácia e segurança de aplicação e tratamentos em animais.
A ozonioterapia veterinária é regulamentada no Brasil desde 2020 pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e, portanto, segue suas diretrizes de estudos e comprovações necessárias para aprovação. Nos Estados Unidos, a ozonioterapia não é aprovada, sob alegação de falta de comprovações médicas. Já na Europa, a ozonioterapia em humanos é regulamentada em diversos países como Alemanha, Suíça, Itália, entre outros, desde o século passado e é considerada um procedimento eficaz e abrangente.
No Brasil, diversos médicos veterinários praticam a ozonioterapia e relatam êxito no tratamento de diversos problemas de saúde caninos. É importante ressaltar, entretanto, que a ozonioterapia não pode ser aplicada livremente sem qualquer análise prévia da saúde de seu cão por um especialista. É necessário que, ao proceder com o uso de tal tratamento, que seu cão seja avaliado por um veterinário especialista e confiável para assegurar que seu cão não possui quaisquer condições que possam restringir o uso de ozônio. Cães idosos, com problemas cardíacos, entre outros, podem não serem indicados para este tipo de tratamento e devem ser liberados mediante análise médica.
Esperamos que este post tenha te ajudado a entender um pouco melhor sobre este tratamento que vem se popularizando e que nossa medicina veterinária se desenvolva cada vez mais para podermos cuidar muito bem da saúde e do bem-estar de nossos melhores amigos caninos!
Gostaram das nossas recomendações?
Compartilhem esse post com os amigos!
Falta tempo para você passear com seu cão? Você tem notado que ele fica com energia acumulada de tanto ficar preso em casa? Você sabia que existem creches caninas onde os cães podem se divertir o dia todo dentro de uma rotina equilibrada?
Saiba mais sobre creche / daycare para cães
Na dogresort também possuímos serviços de saúde e bem-estar canino, contando com terapias especializadas para garantir maior vitalidade para o seu cão!