Onda de Calor! Quais os cuidados caninos para dias quentes?
Está calor pra cachorro! Com esta onda de calor que estamos passando este mês, é muuuuito importante manter nossos amigos caninos fresquinhos e com a saúde em dia!
Vamos conferir algumas dicas de cuidados para esses dias quentes?
1. Hidratação
Com as altas temperaturas dessa temporada, é importante que seu cão esteja muito bem hidratado, para que ele possa estar com uma boa disposição durante o dia. Assegure-se de que a água está limpa e fresca regularmente!
2. Alimentação
Ao dar suas refeições diárias, procure umedecer a ração ou, caso seu cão consuma alimentos naturais, escolha alimentos mais úmidos e refrescantes, que irão garantir uma nutrição mais adequada para os dias mais quentes.
É interessante também preparar frutas geladas ou congeladas de aperitivos para dar aquela refrescada no seu amigo canino! Importante, porém, atentar-se às frutas permitidas aos cães e, caso sirva alimentos congelados, observar seu cão durante a ingestão para o caso de possíveis engasgos.
Servir frutas como aperitivos também pode ser uma forma divertida de promover brincadeiras com os cães!
3. Banho e tosa
Nesses períodos de extremo calor, é muito importante que o banho e tosa esteja em dia! Por conta das altas temperaturas, é comum que haja a necessidade de banhos com maior frequência. Além disso, a tosa deve ser realizada corretamente para garantir tanto que o seu cão não irá passar calor com muito pelo, quanto também ter um corte de pelagem no tamanho ideal para proteger sua pele contra queimaduras de raios solares.
Para raças de pelo curto, o ideal também é buscar protetor solar próprio para cães (que podem ser lambidos) para evitar as queimaduras solares.
Não coloque roupinhas nos cães durante dias quentes, pois elas atrapalham o sistema de resfriamento corporal canino.
Banho e tosa em dia ajudam a prevenir proliferação de fungos e bactérias nos cães, a controlar a temperatura corporal do cão e a manter sua saúde e bem-estar em dia!
Na dogresort, possuímos serviço de banho e tosa especializado, com profissionais premiados!
4. Rotina de atividades físicas
Sabemos da importância de passear com os cães e promover um gasto de energia saudável, mas durante dias muito quentes é importante ter em mente algumas questões que podem provocar desconfortos aos nossos amigos peludos.
Primeiramente, a questão do horário: para sair passear, evite horários muito quentes, como das 10h às 15h. Procure sair quando o dia estiver mais fresco e em locais mais arborizados e com sombras para não sobreaquecer a temperatura corporal canina. Também verifique a temperatura das ruas e calçadas para garantir que esteja adequada ao seu cão e que não queime suas patas. Se necessário, utilize sapatinhos durante as caminhadas apenas.
Além disso, pode ser necessário diminuir um pouco o tempo de exercício, dado que o calor aumenta a fadiga nos cães. Lembre-se de realizar pausas regulares e hidratar seu cão ao realizar as atividades.
5. Brincadeiras refrescantes
Em dias quentes, alguns cães adorammm brincar com água (alô, goldens). Caso haja a possibilidade, aproveite dias ensolarados para promover momentos de diversão e brincadeiras com seu amigo peludo! Faça brincadeiras com mangueira, piscina, entre outras programações refrescantes!
Aulas de natação também são ótimas atividades para refrescar e divertir nossos amigos peludos! Além de diversos benefícios à saúde que a natação promove aos cães, é uma excelente forma de gastar energia canina nestes dias quentes.
Apenas atente-se a promover uma adaptação gradual caso ele não esteja acostumado com a água, assegurando que ele se sinta confortável em todos os momentos e não o deixando sem supervisão caso estiver nadando, para evitar acidentes. Aulas de natação devem ser realizadas por profissionais experientes que possam promover uma atividade segura e agradável. Lembre-se também de secar bem seus ouvidos para evitar otites.
6. Atenção aos grupos de risco
Durante o calor, é importante ficar sempre atento aos cães idosos, com sobrepeso, com problemas cardíacos e respiratórios ou outras predisposições. Esses cães possuem mais tendência à fadiga provocada pelo calor e possuem uma resistência mais limitada.
Cães com focinhos curtos (braquicefálicos) como pugs, shih-tsus, boxers e bulldogs também têm maior predisposição à choques térmicos e hipertermia. Portanto é muito importante que eles evitem o calor e o sol para não agravarem sua saúde, mantendo-os com uma pelagem bem aparada e e em um ambiente fresco e agradável.
Com isso, assegure-se de que os cães dos grupos de risco estejam sempre em locais arejados, frescos e bem ventilados e com muita água para manter sua hidratação corporal.
Atente-se sempre à sinais de desconforto apresentados pelos cães, tais como:
• Respiração ofegante;
• Salivação excessiva;
• Sede excessiva;
• Falta de apetite;
• Apatia, entre outros.
Caso seu cão apresente algum sinal incomum, assegure-se de que as recomendações estejam todas sendo seguidas e consulte com um veterinário responsável para garantir a saúde do animal.
Gostaram das nossas recomendações?
Compartilhem esse post com os amigos!
Falta tempo para você passear com seu cão? Você tem notado que ele fica com energia acumulada de tanto ficar preso em casa? Você sabia que existem creches caninas onde os cães podem se divertir o dia todo dentro de uma rotina equilibrada?
Saiba mais sobre creche / daycare para cães
Na dogresort também possuímos serviços de saúde e bem-estar canino, contando com terapias especializadas para garantir maior vitalidade para o seu cão!