Feliz Nat*AU* canino! Dicas para as festas de fim de ano
Novamente, mais um fim de ano se aproxima e, com ele, passamos por um turbilhão de emoções, eventos e compromissos. Preparativos para a ceia, confraternizações, amigo secreto… É muita coisa na agenda, mas não podemos esquecer de quem mais amamos: nossos amigos caninos <3
Então aqui vão algumas dicas importantes para garantirem cuidados especiais com seus cães durante esse final de ano!
Decoração Natalina
A decoração natalina costuma ser um dos primeiros indícios do Natal chegando… Em muitos lugares, logo em novembro já é possível ver as luzes piscando e os lindos enfeites vermelhos, dourados e verdes espalhados pela cidade! Tanto em casa como na rua, é importante atentar- se a algumas precauções quanto às decorações:
Evite:
• Peças de decoração em locais de alcance para seu cão, pois elas podem conter peças pequenas que podem ser engolidas ou podem ser compostas de tintas, glitter e outros materiais tóxicos que podem provocar alergias e serem prejudiciais à saúde em caso de ingestão;
• Peças de decoração fáceis de quebrar, como cerâmica, vidro e louça. Opte por ornamentos de plástico, madeira ou tecidos que não quebram caso caiam no chão, evitando que machuque seu cão ou que o mesmo consuma peças.
• Festões e outras decorações de corda, pois os cães podem ingerir quando não supervisionados e provocar bloqueio intestinal ou outros sérios problemas;
• Presentes e embrulhos em alcance dos cães, pois os mesmos podem abri-los e ingerir os papéis de presente, provocando problemas intestinais;
• Luzes e fios elétricos de fácil alcance;
• Velas em locais de fácil alcance, pois os cães podem derrubá-las, se queimarem ou provocar um incêndio;
• Plantas natalinas, pois algumas plantas dessa festividade podem ser tóxicas se consumidas pelos cães. Evite azevinhos, bico-de-papagaio (aquela flor vermelha), lírio, entre outras, pois apresentam toxinas aos cães, algumas não apenas quando consumidas, mas também podem provocar alergia em contato com a pele.
Comidas para cães ≠ Comidas para humanos
Sabemos como comemorações natalinas vêm sempre recheadas de comidas deliciosaaaaaaassss PARA NÓS HUMANOS. Mas muitas delas fazem muito mal para nossos amigos caninos, por isso não deem e nem deixem a fácil alcance comidas feitas para humanos neste período.
Evite:
• Doces no geral – Chocolates, açúcares e adoçantes;
• Comidas com temperos, sal, cebola, alho, canela;
• Massas no geral;
• Uva passa, uvas no geral e nozes no geral;
• Carnes gordurosas;
• Carnes com ossos;
• Pipoca.
Este e outros alimentos não listados podem causar indigestão nos cães, provocando vômitos, diarreias, dores, salivação excessiva e náuseas no cão. Caso o cão tenha consumido algum destes alimentos e esteja apresentando algum destes sintomas, procure um veterinário o quanto antes.
Barulhos, rojões e fogos de artifício
Durante as comemorações de Natal e Ano Novo, é comum haver muito barulho, tanto dentro quanto fora de casa. Para os cães, essas comemorações podem ser momentos muito estressantes.
A audição canina é 4 vezes melhor que a do ser humano, então para eles os sons de música, falação e os temidos rojões tem proporções muito maiores do que para nós.
Além disso, ambientes de festa e aglomeração fogem da rotina da qual o cão está acostumado e trazem muitas coisas novas e informações súbitas que podem sobrecarregar sua mente, gerando confusão e indisposição.
Se houver crianças dentre os convidados, procure orientá-las a não incomodar os cães presentes, seja abraçando ou pegando excessivamente ou gritando perto dos aumigos peludos.
Para evitar estresse ao seu cão diante de tanta confusão, procure:
• Um ambiente seguro e agradável para seu cão durante as festas, principalmente se estiver recepcionando visitas. Seja em um cômodo separado ou em uma casinha quietinha, é importante que o cão tenha um espaço em que possa ficar isolado se precisar se afastar do barulho. Coloque itens que irão garantir que ele esteja confortável, como água, ração, almofadas e brinquedos.
• Conferir regularmente se seu cão está bem, verificar se está sempre com água e comida, se ele precisa fazer suas necessidades ou se precisa apenas da sua companhia para se acalmar por um tempo.
Viagens de final de ano
Se este ano você está pensando em viajar, com ou sem o seu cãozinho, assegure-se de que todos os preparativos estão organizados com antecedência para garantir férias tranquilas tanto para você quanto para seu amigo canino.
Caso ache melhor não incluir seu cão na viagem, uma boa opção é sempre hospedar seu cão em uma creche canina de confiança!
Aqui na dogresort oferecemos hospedagem somente para nossos cães matriculados na creche, para garantir maior segurança possível para os cães. Mas lembre-se, é importante nos avisar com antecedência para que seu cão faça uma adaptação prévia!
As comemorações natalinas são momentos mágicos que simbolizam muito amor, alegria e união entre famílias e amigos. Nessa época, devemos lembrar de todos, inclusive de nossos amigos animais! É importante ter cuidados especiais para que todos se sintam bem durante momentos que para eles podem ser estressantes.
Somos gratos todos os dias por estarmos rodeados de amor que nossos amigos peludos nos dão e por todas as relações de amizade e confiança que construímos aqui na Dogresort.
A Equipe Dogresort deseja à todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo!!
O que acharam das nossas dicas para as festas de final de ano? Cuidem bem dos nossos amigos caninos!
Gostaram das nossas recomendações?
Compartilhem esse post com os amigos!
Falta tempo para você passear com seu cão? Você tem notado que ele fica com energia acumulada de tanto ficar preso em casa? Você sabia que existem creches caninas onde os cães podem se divertir o dia todo dentro de uma rotina equilibrada?
Saiba mais sobre creche / daycare para cães
Na dogresort também possuímos serviços de saúde e bem-estar canino, contando com terapias especializadas para garantir maior vitalidade para o seu cão!