Dicas para o Carnaval
O carnaval vem aí! Só alegria e diversão, certo?
Mas é importante curtir o carnaval com segurança e responsabilidade quando se trata de nossos amigos peludos, que muitas vezes ficam sobrecarregados com tanta informação.
A dogresort preparou algumas dicas de segurança para os nossos cães poderem aproveitar o Carnaval tanto quanto nós!
1. Fantasias
Muitas vezes ficamos empolgados com o carnaval e queremos incluir nossos amigos peludos na folia, vestindo eles com fantasias divertidas e engraçadas. Nesse momento, é importante ficar atento à algumas precauções necessárias ao escolher a fantasia adequada para seu animal.
Evite:
Fantasias e acessórios que cubram olhos, orelhas, boca ou nariz do cão;
Tecidos quentes que provocam aumento da temperatura corporal do animal e causam desidratação;
Peças que apertem ou incomodem a região do pescoço e a locomoção do bichinho.
Fantasias compostas de lantejoulas, penas, glitter e outros adereços pequenos, que possam ser engolidos e prejudicar a saúde do animal;
Utilização de tintas, colas ou perfumes que podem causar alergia aos cães.
Estamos acostumados a usar roupas diferentes e por vezes desconfortáveis para um dia de festa, mas nossos cães não, e para eles certas fantasias podem ser um incômodo que gera estresse. Para identificar se seu cão está incomodado com a fantasia, note algumas linguagens corporais que ele apresenta, como lamber repetidamente o focinho, bocejar, levantar uma patinha, colocar o rabinho entre as patas traseiras, projetar as orelhas para trás, ficar congelado numa mesma posição, entre outros gestos incomuns. Caso queira vestir fantasias mais complexas que possam incomodar seu cão, seja para sessões de fotos ou apenas para diversão, é importante que sejam momentos rápidos e supervisionados.
É importante proporcionar aos cães uma experiência legal e divertida ao se fantasiar, mas sem causar desconforto para os nossos doguinhos.
2. Decoração e confettis
Pretende decorar sua casa para o carnaval ou levar seu cão junto com você para algum bloco ou festa de carnaval? Então atente-se bem às dicas que a dogresort preparou sobre decoração:
Evite deixar peças de decoração em locais de alcance para seu cão, pois elas podem conter peças pequenas que podem ser engolidas ou podem ser compostas de tintas e outros materiais tóxicos que podem provocar alergias e serem prejudiciais à saúde em caso de ingestão;
Evite soltar confettis e serpentilhas ou levar seu cão em lugares que hajam estes itens, pois prejudicam os cães tanto com os barulhos de estouro como a possibilidade de ingestão dos mesmos, que são compostos de tintas e outros materiais impróprios para o consumo do cão. Ao invés disso, caso queira a diversão de forma segura para seu pet, opte por fazer você mesmo um confetti sustentável com folhas secas próprias em caso de consumo do cão. Basta utilizar um furador de papel para fazer e trazer alegria para todos!
3. Blocos de Carnaval
Está pensando em levar seu cão com você para curtir algum bloco de carnaval? Pense de novo! O que muitas vezes pode ser uma experiência divertida descontraída para você, pode acabar sendo uma situação de estresse e incômodo para seu cão. Ao decidir levar seu cão para alguma festa é importante considerar certos fatores que podem prejudicar seu amiguinho:
• Ambientes com muito barulho podem afetar muito o comportamento dos cães e provocar estresse. Se a música está alta para você, saiba que a audição canina é 4 vezes melhor que a do ser humano, então para eles a música pode estar insuportável.
• Ambientes lotados: Para o seu cão, que está bem habituado com uma rotina, muitas coisas novas e informações trazidas de repente podem sobrecarregar sua mente e gerar confusão e indisposição.
• Sol e calor: Ao avaliar qual ambiente levar seu cão, é importante considerar se vocês não ficarão expostos ao sol e ao calor por tempo prolongado, pois isso pode provocar desidratação e, consequentemente, cansaço físico e estresse ao seu amigo peludo. Principalmente se seu cão realmente tiver pelo denso, o que apenas aumenta o calor que ele for sentir.
• Decoração e confetti: Como já citado anteriormente, esses itens podem prejudicar a saúde do seu amiguinho em caso de ingestão, então é importante evitar o contato com esses materiais.
Caso tenha avaliado os locais em que pretende curtir com o seu cão e encontre um ambiente pet friendly, que promova diversão para todos, vá em frente e aproveitemmm! A dogresort busca sempre contribuir para que o seu cão tenha a melhor experiência de diversão e bem-estar!
Festejar e se divertir é sempre muito importante, mas ao abranger nossos amigos peludos, é necessário ter cuidados especiais para que todos se sintam bem!
Desejamos a você e a seu cão um Feliz Carnaval!
Falta tempo para você passear com seu cão? Você tem notado que ele fica com energia acumulada de tanto ficar preso em casa? Você sabia que existem creches caninas onde os cães podem se divertir o dia todo dentro de uma rotina equilibrada?