Vacinação em filhotes: Quais as vacinas essenciais para nossos cães?
Ajudando a combater diversas doenças, as vacinas são muito importantes para manter uma boa saúde de nossos animais.
Durante os primeiros meses de vida, é essencial que nossos pequenos filhotes caninos tomem algumas vacinas como medidas preventivas para que não fiquem doentes.
A infância é um período de grande sensibilidade do sistema imunológico, visto que o corpo do cão ainda está se desenvolvendo. Por isso, é necessário neste primeiro momento imunizá-lo contra doenças graves e até fatais.
O calendário de vacinação inicia-se nos primeiros meses de vida do cão e deve-se tomar doses de reforço anualmente. Vamos saber mais sobre a vacinação?
V8 e V10: as primeiras vacinas caninas
As vacinas múltiplas ou polivalentes, conhecidas como V8 e V10, são fundamentais para a imunização inicial dos cães. Elas promovem um aumento da resistência do animal contra as principais doenças virais e bacterianas.
As vacinações V8 e V10 protegem os cães contra:
Hepatite infecciosa canina: infecção aguda do fígado canino;
Cinomose: infecção viral altamente contagiosa que acomete principalmente o sistema nervoso;
Parainfluenza: seu tipo II é provoca problemas respiratórios, como pneumonia;
Parvovirose: doença contagiosa, causa diarreias e vômitos intensos e com sangue, podendo levar à desidratação, possui alta taxa de mortalidade;
Coronavirose: infecção viral, também provoca diarreias, vômitos e desidratação;
Adenovirose: infecção viral, causa gripes que podem evoluir para quadros de pneumonia;
Leptospirose: doença grave, provoca vômitos, diarreias, dificuldades respiratórias, hemorragias, insuficiência renal e hapática, entre outros.
A vacina polivalente deve ser aplicada regularmente durante o primeiro ciclo de imunização.
Vacina antirrábica:
A vacina antirrábica, de extrema importância, é responsável pela imunização contra o vírus da raiva e deve ser aplicada enquanto o cão ainda é filhote.
A vacina antirrábica é considerada uma questão de saúde pública, devido ao fato da raiva ser uma zoonose (podendo ser transmitida para seres humanos, com graves sintomas). Por isso, não deixe de realizar a aplicação desta vacina, ela irá proteger seu amigo peludo em quase 100% dos casos.
A aplicação deve ser efetuada a partir da 12ª semana de vida do filhote, com dose de reforço anual, ou até semestral dependendo do grau de exposição da doença no local em que se vive.
Muitos municípios promovem a vacinação antirrábica gratuita em campanhas durante o mês de agosto.
Vacinas caninas contra gripe, giárdia e leishmaniose
Apesar de não serem consideradas essenciais, outras vacinas podem ser indicadas pelo médico-veterinário caso o cão esteja mais vulnerável a contrair doenças.
Saiba mais sobre saúde na dogresort
Locais litorâneos também possuem maior suscetibilidade a contrair leishmaniose, e portanto, é necessário sua imunização.
Com isso, torna-se recomendado aplicar nos cães as vacinas contra gripe canina, leishmaniose e giárdia.
Gostaram das nossas recomendações? Compartilhem esse post com os amigos!
Falta tempo para você passear com seu cão? Você tem notado que ele fica com energia acumulada de tanto ficar preso em casa? Você sabia que existem creches caninas onde os cães podem se divertir o dia todo dentro de uma rotina equilibrada?